15 de março de 2010

2

Como fazer pesquisas no Google. Aprendendo a buscar no Google.

Você entra na internet e quer fazer uma pesquisa. Onde você procura? 97% responderiam GOOGLE. O Google é de longe o maior buscador de informações usado na internet. Porém muitos não sabem como fazer boas pesquisas. As vezes querem procurar uma coisa e o resultado mostra-se insatisfatório. O Google não diferencia se as letras são maiúsculas, minúsculas ou acentuadas. Ou seja tanto faz você digitar prédio ou predio, a busca será a mesma. google1

Então vamos as dicas de como você pode ser melhor sucedido na suas buscas.

Busca simples

Se você digitar duas palavras separadas, o google fará a busca por resultados que contenham as duas palavras, ou seja , uma ou outra. Ex.: Rock Pesado. O Google procurará por sites e blogs que contenham a palavra Rock e Pesado.

Frases na Íntegra

Para fazer uma busca pela frase ou palavras exatas como você colocou, basta você colocá-las entre aspas. Como mostrado no exemplo acima, se você digitasse “Rock pesado” os seus resultados seriam exclusivamente sites que contenham as duas palavras.

Excluindo uma palavra

Para excluir uma palavra coloque o sinal de menos (-) na frente da palavra que deseja excluir. Ex.: “Rock pesado” -trash. O resultado vai apresentar sites que tenham “Rock pesado”, nesta ordem, e não contenham a palavra trash.

Encontre sinônimos

Coloque o sinal gráfico (~) na frente da palavra que deseja procurar, com isso você obterá sinônimos. Ex.: ~rock pesado

Refinando a busca

Você pode refinar a busca adicionando o sinal de adição ( + ). Assim sua pesquisa será ainda mais objetiva. Ex.: rock pesado + Gun’s

Opções avançadas

google

Busca no título da página
Para buscar uma matéria em que a palavra que você deseja esteja exatamente no título da postagem você deverá escrever o termo intitle:  Ex.: intitle:”rock”. O resultado vai mostrar páginas que tenham a expressão “Rock” no titulo, e não especificamente no meio da postagem. Use allintitle: para buscar por todas as palavras e expressões no título.

Procurar em um site/blog específico
Esse é bem simples. Tudo o que você precisará fazer é acrescentar antes do termo a ser pesquisado o seguinte: site:

Todos os seus resultados serão os de dentro daquele site/blog selecionado

Busca por arquivos
Para fazer buscas por arquivos use o termo ext: ou filetype:acrescido da extensão que você quer. Ex.: ext:mp4 manual photoshop . O resultado irá apresentar apenas documentos mp4 com o a expressão “manual photoshop” em seu conteúdo.

Agora sim, você está mais apto para suas buscas. Certamente será muito mais fácil encontrar o que você deseja!

Seja VIP, receba as novidades no seu email, clique no ícone...
Início

2 comentários:

Unknown disse...

ajudou muito valeu as dicas, pricipalmente essa de procura por arquivos, boa semana

Susi disse...

Oi Marcelo, gostei muito desta postagem, esclareceu muitas coisas. As vezes fico procurando coisas no google e perco muito tempo, agora ficou mais fácil. Eu sabia apenas fazer busca usando as aspas, agora vou me tornar uma expert no assunto graças ao post bacana que fez.
Vê se não some!
Abs.

Postar um comentário

Agora você é VIP. A palavra está com você agora. Aproveite e faça seu comentário!
PS.: Se for xingar, ofender ou usar palavras de baixo calão, não perca o seu tempo pois CERTAMENTE excluiremos seu comentário!
Sinta-se a vontade.

Related Posts with Thumbnails