22 de maio de 2010

2

Policia na rua – uma sociedade mais segura?

Polícia sinônimo de segurança. Hoje em dia essa não é mais uma verdade absoluta. De fato, os relatos de violência policial têm crescido grandemente. Não raro assistidos reportagens que mostram famílias destruídas por causa de erros cometidos por policiais em sua atuação. Tem se tornado comum também relatos de conivência com tráfico de drogas, subornos e outras práticas que ao longo do tempo tem colocado em cheque a frase inicial. Sempre que ocorre algo do tipo há uma grande cobertura da mídia recriminando e cobrando punição.policia

Ser um policial hoje em dia não é tarefa fácil. Prova disso está no baixo salário recebido pelos mesmos. Em poucos estados brasileiros poderíamos dizer que o salário faz jus ao serviço prestado. Se você acha justo o salário desses agentes da segurança, imagine o dia-a-dia de um policial que combate o crime nos morros e favelas do Rio de Janeiro, São Paulo e outros estados. A cada minuto de ação a tensão é contínua, pois eles sabem que a qualquer minuto poderão perder as suas vidas. Isso sem falar nas famílias que os aguardam aflitas em suas casas. Filhos, esposas, mães, sem saber se o seu ente voltará gozando de plena saúde e vida.

Agora pare um instante e coloque-se no lugar destes ao fazer uma abordagem. Você tem de ser cordial, para que a sociedade não o recrimine, porém se “cordial demais” você paga com a vida. E ainda há aqueles que se sentem ofendidos ao serem abordados “só por que estavam associados com suspeitos”, ou aqueles que se ressentem de uma abordagem “simplesmente por que estavam com uma roupa típica de meliantes”. Tais pessoas mais que merecem ser abordadas, elas devem. Isso por que elas “camuflam” os criminosos por oferecer-lhes a possibilidade de misturarem-se aos demais.

Não se deve julgar as pessoas somente pelas aparências. Entretanto isso não quer dizer que a aparência não revele muito da pessoa. Por exemplo, ao ver uma pessoa que com freqüência veste uniformes de times e seleções, você logo deduzirá que tal pessoa gosta de futebol, e na maioria dos casos você estará certo. Assim como ao observar uma mulher que sempre veste roupas curtas, justas e transparentes, você logo deduzirá que se trata de alguém despudorada. Mais uma vez as suas possibilidades de acerto são bem grandes. Falamos sobre aparência por que é grande o número de ofendidos por que foram ou são abordados constantemente pela polícia por seu “estilo”. A solução é simples, vista terno e gravata. O número de delinqüentes que usa terno e gravata, excetuando-se muitos políticos, são infinitas vezes menor.

A crítica severa contra policiais por erros é exagerada e desproporcional. É óbvio que tais erros precisam de punição, porém o que realmente chama a atenção é que quando um bandido mata, estupra ou rouba alguém, parece que é normal, pois não há grandes alardes. Contudo se um policial comete um erro, mesmo tentando proteger, faz-se um verdadeiro escarcéu.

É hora de prestarmos atenção ás nossas reclamações. É hora de repensarmos as nossas atitudes!

Leia mais textos aqui...

Seja VIP, receba as novidades no seu email, clique no ícone...
Início

2 comentários:

Edson Frick Lau disse...

Sou Brigadiano(Policial Militar) e o Senhor está completamente correto, nas palavras escritas neste "site". Concordo plenamente, pena que nossos governantes não pensam assim, pois pelo que sei, a polícia Militar do RGS é uma das que tem o salário policial mais baixo do Brasil e trabalhamos igual ou até mais que muitos estados do Brasil, pois preenchemos Bo e TC, serviço da Polícia Civil e nossa, visto que o Governo Gaúcho achou por bem abraçarmos essa parte,além dos nossos deveres de Polícia Ostenciva.

Anônimo disse...

Achei um erro inconcebível: Polícia Ostensiva!
Assina : Edson Lau

Postar um comentário

Agora você é VIP. A palavra está com você agora. Aproveite e faça seu comentário!
PS.: Se for xingar, ofender ou usar palavras de baixo calão, não perca o seu tempo pois CERTAMENTE excluiremos seu comentário!
Sinta-se a vontade.

Related Posts with Thumbnails