Um rato olhando pelo buraco na parede vê o fazendeiro e a sua esposa abrindo um pacote. Pensou logo em que tipo de comida poderia ter ali. Ficou aterrorizado quando descobriu que era uma ratoeira.
Foi para o portão da fazenda advertindo a todos.
“Tem uma ratoeira na casa.”
A galinha que estava cacarejando e ciscando, levantou a cabeça e disse:
“Desculpe-me Sr. Rato, eu entendo que é um grande problema para o senhor, mas não me prejudica em nada, não me incomoda.”
O rato foi ate o cordeiro e disse a ele:
“Tem uma ratoeira na casa, uma ratoeira.”
“Desculpe-me Sr. Rato, mas não há nada que eu possa fazer a não ser orar, fique tranqüilo que o senhor será lembrado nas minhas orações.”
O rato dirigiu-se então a vaca. E ela disse:
“O que Sr. Rato? Uma ratoeira? Pôr acaso estou em perigo? Acho que não!”
Então o rato voltou para a casa, cabisbaixo e abatido, para encarar a ratoeira do fazendeiro. Naquela noite ouvi-se um barulho, como o de uma ratoeira pegando sua vítima. A mulher do fazendeiro correu para ver o que havia pego. No escuro, ela não viu que a ratoeira pegou a calda de uma cobra venenosa. A cobra picou a mulher.
O fazendeiro a levou imediatamente ao hospital. Ela voltou com febre. Todo mundo sabe que para alimentar alguém com febre, nada melhor que uma canja. O fazendeiro pegou seu cutelo e foi providenciar o ingrediente principal – a galinha. Como a doença da mulher continuava, os amigos e vizinhos vieram visitá-la. Para alimentá-los o fazendeiro matou o cordeiro.
A mulher não melhorou e acabou morrendo. Muita gente veio para o funeral. O fazendeiro então sacrificou a vaca para alimentar todo aquele povo.
Moral da história: Na próxima vez que você ouvir dizer que alguém está diante de um problema e acreditar que o problema não lhe diz respeito lembre-se que, quando há uma ratoeira na casa, toda a fazenda corre risco.
Início
6 comentários:
Nossa que ótima história! Parei e fiquei pensando. E isso é uma grande verdade, o que acontece na vida dos outros, pode de alguma forma nos influenciar...O melhor é fazer o bem sempre e ajudar quando for possível. Tenha uma ótima semana!
Viviane: Pode sim. Podemos dizer que é exatamente como um efeito borboleta, ou nesse caso, um efeito dominó!
Marcelo.
Como diz o ditado "pimenta nos olhos dos outros pra mim é refresco"
O nosso mundo seria diferente se alguém falasse dos perigos ou dificuldades e todos procurassem ajudar de alguma forma.
Um exemplo disso é o nosso meio ambiente.
Todos sabem da importância da água e continuam lavando suas calçadas com a mangueira.
Será que os que vierem depois de nós poderão tomar banho?
Um abraço
Liliane: pura verdade Liliane. Infelizmente nem todos tem essa consciência. Vez por outra gosto de publicar artigos assim pra ajudar um pouco na conscientização.
Abração!
Que fabula interessante, a mais pura verdade.Infelizmente a maioria pensa assim, 'nao vai me afetar, logo, nao faço nada. Ledo engano'.
Começar o ano com esse pensamento é muito bom.
Abraco e parabens pelo blog.
Que linda e grande mensagem.
Parabéns!
Postar um comentário
Agora você é VIP. A palavra está com você agora. Aproveite e faça seu comentário!
PS.: Se for xingar, ofender ou usar palavras de baixo calão, não perca o seu tempo pois CERTAMENTE excluiremos seu comentário!
Sinta-se a vontade.