30 de agosto de 2010

17

Quais as funções de um Deputado, Senador, Governador e Presidente?

Recentemente mostramos um hilário vídeo dos candidatos nas eleições 2010! No vídeo, o candidato popularTiririca” fez um questionamento válido e que mostrou-se capcioso. A questão foi: “Você sabe o que faz um deputado?”

Tiririca O que você responderia se questionado? O que faz um Deputado Federal, Estadual? Qual a função de um Senador? E que dizer dos Governadores e Presidente? Se você, assim como eu não tinha resposta para essa questão, agora você terá. Esse post visa, de modo simples e inteligível, elucidar esses questionamentos e aperfeiçoar de modo superficial seus conhecimentos nessas questões. Vamos aos cargos:

Deputado Federal

Compete ao deputado federal o ato de legislar e manter-se como guardião fiel das leis e dogmas constitucionais nacionais, inclusive podendo propor, emendar, alterar, revogar, derrogar leis, leis complementares, emenda à Constituição federal e propor emenda para a constituição de um novo Congresso Constituinte (para confecção de nova Constituição).

Deputado Estadual

Compete aos deputados estaduais a função de legislar, no campo das competências legislativas do Estado, definidas pela Constituição Federal, inclusive podendo propor, emendar, alterar, revogar e derrogar lei estaduais, tanto ordinárias como complementares, elaborar e emendar a Constituição estadual, julgar anualmente as contas prestadas pelo Governador do Estado, criar Comissões Parlamentares de Inquérito, além de outras competências estabelecidas na Constituição Federal e na Constituição Estadual.

Senador

Senadores: cada Estado é representado por três senadores no congresso nacional. Compõem a outra câmara do congresso nacional (o Brasil adota o sistema bicameral). Logo, os senadores representam os Estados Federados e não o povo diretamente,como os deputados federais. Eles têm a responsabilidade de zelar pelos direitos constitucionais do povo, julgar o Presidente da República e analisar e votar projetos de lei, entre outras atividades.

Governador

Governador é o cargo político que representa o poder executivo na esfera dos Estados e do Distrito Federal. É função do governador: a direção da administração estadual e a representação do Estado em suas relações jurídicas, políticas e administrativas, defendendo seus interesses junto à Presidência e buscando investimentos e obras federais. O governador do Distrito Federal, por ser um caso singular (município neutro), exerce certas funções que são cabíveis ao prefeito.

Presidente da República

O presidente da república é o chefe do poder executivo federal.
A ele cabe coordenar a práticas das atividades administrativas do Estado Federal, fazer com que as leis e decisões judiciais sejam cumpridas. É o elo de ligação com os demais poderes do Estado (vale a observação de que o poder do Estado é uno e indivisível. Na verdade existe é a divisão das funções do poder estatal em legislativa, executiva e jurisdicional).

Prontinho, o básico você já sabe. Agora quando encontrar o Tiririca por aí, já saberá o que responder!

Fonte: Wikipédia

Coloque seu email:

Início

17 comentários:

Espaço Docente Aprendiz disse...

Sinto bastante falta da disciplina de OSPB nas escolas e também da Moral e Cívica. Embora eu não queira ser muito crítico, mas já sendo, a juventude de agora deveria ter mais atenção e interesse pela função de cada cargo político, por mais dúvidas que houver no dia da eleição. Não adianta dizer que tirou o título de eleitor só porque a lei exige, mas ter conhecimentos básicos e poder de discussão.

SOSVIP disse...

Marcos Vinícius: Infelizmente falta conhecimentos e pudor a muitos, senão maioria de nossos eleitores. São votos vendidos, falta de interesse no histórico dos candidatos, etc. Mas a falta de conhecimentos não se aplica somente nessas questões...

Anônimo disse...

não entendi nada!

Anônimo disse...

Discordo...

A função do Presidente é distrair a atenção do povo, enquanto um grupo seleto de pessoas toma as decisões e governa o país.

Anônimo disse...

acho que esse texto podia ser um pouco menos técnico, para facilitar o entendimento. O que falta nesse país é conhecimento: a maior parte das pessoas não sabe como funciona o governo do país, muito menos o que cada um faz, logo, como se pode cobrar cada um?

Anônimo disse...

pelo menos tiririca e sincero, tem policos q, amais de 20 anos estao la e ainda nao sabem o q. fazer, somente por dinheiro em cuecas, meias, sacolas, receber comissoes etc. etc.

Anônimo disse...

Muito bom mesmo!!!!!!!!!!
É muito legal para fazer trabalhos!!!
Eu mesmo sou 5º serie e eu mesmo tenho certeza que vou tirar 10 em filosofia
=D

Anônimo disse...

QUE TAL USARMOS LINGUAGEM POPULAR PRA EXPLICAR A FUNCAO DESSA GALERA AÍ? PORQUE SERÁ QUE TEMOS TANTOS CANDIDADOS, JÁ QUE A TAREFA DE CADA UM DELES E TAO ARDUA SERÁ QUE TEMOS TANTA GENTE ASSIM PREOCUPADA COM NOSSO PAIS? SAO TANTAS PLACAS ,CAMPANHAS E AFINS, QUE AS VEZES ME SINTO ATÉ UMA PREVILEGIADA COMO BRASILEIRA.

Anônimo disse...

a dorei os textos e o meu trabalho ficou show

Anônimo disse...

o que os magistrados devem fazer e respeitar o direito dos cidadoês e deixar que eles escolham em que realmente querem votar seja tiririca ou que o quer que sejam ja que estamos num pais democratico espero que sim gilmar.agrocoop@hotmail.com

Anônimo disse...

não concordo muito com isso, pois acho que deveria ser escrito com palavras mais simples, assim não dificultaria a leitura dos mesmos.

Anônimo disse...

gostei

Anônimo disse...

é interessante

Anônimo disse...

é o seguinte por causa desse site eu tirei 10 em sidadania então esse site é igual a minha nota ,é ,10
muito bom mesmo ...
adorei esse site ele é 10 ,nota 10...
boas festas!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

muito bom esse site parabens galera eu estou na 7 serie e preciso dessas coisas valeu tenho certeza que tiro 10 nessa prova

Anônimo disse...

esse depoimento foi muito muito util para minha pesquisa

Anônimo disse...

muito bom tirei minhas duvidas, afinal brasileiros quando se fala em politica sempre tem duvidas, esclareçeu tudo obrigado.

Postar um comentário

Agora você é VIP. A palavra está com você agora. Aproveite e faça seu comentário!
PS.: Se for xingar, ofender ou usar palavras de baixo calão, não perca o seu tempo pois CERTAMENTE excluiremos seu comentário!
Sinta-se a vontade.

Related Posts with Thumbnails