Antônio Carlos Bernardes Gomes, mais conhecido como Mussum, nasceu dia 7 de Abril de 1941 no Rio de Janeiro e faleceu em 29 de Julho de 1994. Mussum é considerado um dos maiores artistas brasileiros. Além de humorista (Os Trapalhões), Mussum também demonstrou sua genialidade como músico. Mussum foi membro do grupo de samba “Os Sete Modernos”, depois denominado Os Originais do Samba.
Início da Carreira Humorística
Na década de 1950 Mussum foi convidado a participar de um show de televisão, como humorista. De início recusa o convite,dizendo que pintar a cara, como é costume dos atores, não era coisa de homem. Posteriormente aceita o convite e estréia no programa humorístico “Bairro Feliz”. E foi ali que Grande Otelo deu-lhe a alcunha pela qual é conhecido até hoje, a saber - Mussum.
No final da década de 60 (1959), o diretor de Os Trapalhões, assistiu a uma apresentação de Mussum e sua banda e o convidou para integrar o grupo humorístico. Mais uma vez, Mussum recusa o convite, entretanto, o amigo Dedé Santana consegue convencê-lo a integrar “Os Trapalhões”.
Mussum deixou o grupo “Os Originais do Samba” posteriormente devido ao tempo que não lhe restava mais, porém nunca abandonou sua paixão pela música e principalmente pelo samba.
Mussum foi considerado, sem dúvidas como o mais engraçado dos Trapalhões. Um fator marcante era seu modo particular de falar, acrescentando as terminações "is" ou "évis".
Eis algumas frases marcantes desse talentoso artista:
- Criôlo é a tua véia!
- Ui, ui, uuui!
- Eu vou me pirulitar!
- Glacinha (gracinha)!
- Casa, comida, três milhão por mês, fora o bafo!
- Cacildis!
- Trais mais uma ampola! (pedindo cerveja)
- Suco de cevadis.
- Ô do jabá!
- Faz uma Pindureta. (querendo fiado)
- Vai caçá sua turmis!
Mesmo depois de morto Mussum continuou presente na mídia. Primeiro através de um teste de DNA que acabou comprovando a paternidade de Mussunzinho. Ele também está presente no Twitter através de um perfil de homenagem @Mussumalive. Uma homenagem super bem feita!
Para matar um pouco da saudade do trapalhão, eis um vídeo:
0 comentários:
Postar um comentário
Agora você é VIP. A palavra está com você agora. Aproveite e faça seu comentário!
PS.: Se for xingar, ofender ou usar palavras de baixo calão, não perca o seu tempo pois CERTAMENTE excluiremos seu comentário!
Sinta-se a vontade.