5 de dezembro de 2010

7

Os maiores Campeões Nacionais de Futebol!

 

Taca-campeao-brasileiroHoje é dia de decisão no Campeonato Brasileiro! Três times ainda concorrem ao título, sendo eles Fluminense, Corinthians e Cruzeiro. Certamente três times de tradição e que demonstraram ao longo do campeonato um excelente futebol.

Entretanto, apenas um sairá vitorioso desse triplo duelo. Quem será que sagrar-se-á como novo campeão nacional?

Esse duelo é particularmente interessante pois há em jogo nada menos que 16 títulos Nacionais! Sim, 16 titulos. E é exatamente nessa questão que há a grande polêmica. Isso por que ao longo dos anos muitas vezes o nome dos campeonatos nacionais foram modificados. Significa isso que eles não tem mais valor só por que tinham outro nome? Ora, creio que assim como eu, muitos hão de concordar que independente do nome um Campeão Nacional será sempre um Campeão Nacional.

Baseado nessa premissa gostaríamos de anunciar o MAIOR CAMPEÃO NACIONAL:

Flamengo? São Paulo? Corinthians?palmeiras_256532

Não. A resposta correta é PALMEIRAS. Sim, o verdão do Palestra Itália é o maior Campeão Nacional (orgulhem-se palmeirenses). Em meio a um fatídico ano, eis uma excelente notícia. A essa altura muitos devem estar dizendo que o autor do post é um palmeirense fanático e insano. Mas antecipo-vos que não. Provarei a assertiva acima, a saber que o Palmeiras é o maior Campeão Nacional, com dados.fotos-do-palmeiras-2

Li uma matéria excelente no blog do Perrone e para aqueles que desejarem mais detalhes, acessem o Blog do Perrone!

Alguns Títulos “Esquecidos”

Fluminense – Campeão do Torneio Roberto Gomes Pedrosa de 70, o qual muitos não consideram. Porém se o Fluminense sagrar-se Campeão, será seu Tri-Campeonato Brasileiro.

Santos – Campeão da Taça Brasil de 1961 a 1965

Vasco – Campeão da Taça João Havelange 2000

A Confederação Brasileira (CBF) ainda está a definir se os clubes que conquistaram a Taça Brasil e o Robertão serão considerados campeões brasileiros. Entre 1959 e 1970, antes do primeiro Campeonato Brasileiro, a Taça Brasil (dez edições) e o Robertão (4) foram os torneios que reuniram os principais clubes do país. Se eram campeonatos com todos os grandes clubes brasileiros, por que não considerar os títulos?

Como é… Como pode ficar…
Seis títulos: São Paulo Oito títulos: Santos e Palmeiras
Cinco títulos: Flamengo Seis: Flamengo e São Paulo
Quatro: Corinthians, Vasco e Palmeiras Quatro: Corinthians e Vasco
Três: Internacional Três: Internacional
Um: Cruzeiro, Atlético-PR, Botafogo, Bahia, Sport, Coritiba, Fluminense, Guarani e Atlético-MG

Dois: Grêmio, Bahia, Fluminense, Botafogo e Cruzeiro

 

Um: Atlético-PR, Sport, Coritiba, Guarani e Atlético-MG

OBS.: Antes que reclamem da aparente “falta” de um título do Flamengo, saibam que os dados considerados para Títulos Nacionais são os da FIFA. Sendo que para a FIFA, bem como para a CBF, o Campeão Nacional de 1987 foi o Sport Clube.

Como último argumento da validade dos antigos campeonatos Nacionais, pode-se comparar às Copas do Mundo, que antes de 78 possuiam formato diferente (menos times), porém ninguém desconsidera os anteriores Campeõs Mundiais só por isso.

Assim, veja na imagem abaixo a correta distriuição dos Campeões Nacionais. Alegria para uns, choro para outros, tal qual é o mundo do Futebol:

Campeões

UPDATE: Parabéns Fluminense pelo Tri-Campeonato!

Coloque seu email:

Início

7 comentários:

@josi_siri disse...

Ou a CBF é muito incompetente ou então essa situação é muito conveniente para o "honestíssimo" senhor Ricardo Teixeira e para alguns clubes de futebol que querem ser os "maiorais" mas não conseguem ganhar títulos por honra própria! (vide o fato de que alguns times até inventam títulos, com a ajuda da imprensa, para iludir torcedores acéfalos! Né fla... ¬¬')
Isso já deveria ter sido resolvido a décadas atrás, afinal esses dados sempre foram tão evidentes e claros! Não dá pra contestar, faz muito tempo que o futebol deixou de ser a "raça do time em campo" pra ser objeto de manipulação do dinheiro e da imprensa... ¬¬

sávio wanderley disse...

vc não colocara o sport no décimo ou décimo primeiro na TABELA TOTAL,pois tem 1 brasileirão(copa união) e 1 copa do brasil e esqueçeu de mencionar a Copa União. o autor do artigo pode não ser palmeirense, mas tá na cara que é paulista ou carioca!

Sávio Wanderley disse...

quase esqueci, em 2000 teve a Copa João Havelange criado pelo Clube dos 13, com intuito de colocar o Fluminense na 1ª divisão em 2001,pois em 1999 o fluminense tava na 3ªdivisão com o Náutico subindo pra 2ªdivisão em 2001, uma manobra chamada de MARMELADA! sendo campeão Vasco em outra marmelada, pois o estádio do vasco caiu ferindo os torcedores e como previa o regulamento, o direito de ser campeão era do São Caetano, já que o estádio não ofereceu segurança.

sávio wanderley disse...

correção: uma parte do estádio do vasco caiu.

sávio wanderley disse...

torneio robertão não era a nível nacional, já foram organizada pela federação do rio e são paulo, só participavam times de são paulo, rio de janeiro, minas gerais e rio grande de sul, portanto não conta com campeonato brasileiro.

SOSVIP disse...

@Josi_Siri: Concordo que já é tardia a decisão. Há muito tempo já devia ter sido decidido essa questão.

Sávio Wanderley: Acertou na regionalidade do autor. rsrs
Boa observação da tabela total.
Infelizmente MARMELADAS são uma constante no nosso futebol.
Quanto ao "Robertão" eu discordo, uma vez que reunia as PRINCIPAIS equipes nacionais. Era algo similar às Copas do Mundo mencionadas no post. Antes eram apenas 16 Seleções, sendo assim muitas seleções de menor expressão deixadas de lado, entretanto ainda assim são títulos válidos e considerados.

Anônimo disse...

desculpe... comentar mais... a copa dos campeões também é considerado título nacional... sendo assim o palmeiras supera até mesmo o santos em títulos nacionais!

Postar um comentário

Agora você é VIP. A palavra está com você agora. Aproveite e faça seu comentário!
PS.: Se for xingar, ofender ou usar palavras de baixo calão, não perca o seu tempo pois CERTAMENTE excluiremos seu comentário!
Sinta-se a vontade.

Related Posts with Thumbnails