9 de junho de 2010

0

Dia dos Namorados – Origem e Tradicoes!

Aproxima-se mais uma data comemorativa e nós aqui do SOSVIP não poderíamos deixar de informar a você a origem de tais comemorações!

Dia dos Namorados ou Valentine’s Day

Existem diferentes versões sobre a origem do dia dos namorados.

Aliança1

O mais provável é que a festa dos namorados tenha se originado em um festejo romano denominado Lupercália. Em Roma, era comum lobos vagarem próximos às casas. Em vista disso um dos deuses do povo romano, Lupercus, era invocado para manter os lobos distantes. Por essa razão, era oferecido um festival em honra a Lupercus, no dia 15 de fevereiro (data original do dia dos namorados). Nesse festival, era costume colocar os nomes das meninas romanas escritos em pedaços de papel, que eram colocados em frascos. Cada rapaz escolhia o seu papel e a menina escolhida deveria ser sua namorada naquele ano todo.

Dia dos Namorados ou Valentine’s Day Origem

O dia da festa se transformou no dia dos namorados, nos EUA e na Europa, o Valentine’s Day, 14 de fevereiro, em homenagem ao Padre Valentine. Em 270 a.C., o imperador Claudius II proibiu a realização de casamentos (o imperador acreditava que “perderia” um soldado para o casamento), no entanto o bispo romano Valentino desafiou tal proibição e continuou a realização dos mesmos. O bispo Valentine acabou preso por este desacato e acabou na prisão, apaixononando-se pela filha cega de seu carcereiro, Asterius. Com um “suposto” milagre, Valentine recuperou sua visão. Para se despedir, ele escreveu uma carta de amor para ela. Foi assim que surgiu a expressão em inglês "From your Valentine". Mesmo tido como santo pelo suposto milagre, ele foi executado em 14 de fevereiro.

Dia dos Namorados no Brasil

Love No Brasil, a origem da data é menos romântica. Muitos a atribuem a uma promoção pioneira da loja Clipper, realizada em São Paulo em 1948. Outros dizem que o Dia dos Namorados foi introduzido no Brasil, em 1950, pelo publicitário João Dória, que criou um slogan de apelo comercial que dizia "não é só com beijos que se prova o amor".  É provável que o dia 12 de junho tenha sido escolhido porque representa uma época em que o comércio de presentes não fica tão intenso. A idéia funcionou tão bem para os comerciantes, que desde aquela época, o Brasil inteiro comemora anualmente a data. Outra versão reverencia a véspera do dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro.

Agora você faz parte de uma minoria elitizada que sabe o por que faz as coisas. Você agora não é mais um tijolo no muro! Parabéns, continue aprendendo o por que das coisas e diga adeus a ignorância e a servidão aos costumes populares. Afinal, se um ou outro acham prazeroso sentir o cheiro de fezes, você não precisa fazer o mesmo só por que “todos” fazem desde “sempre”!

Se desejar saber mais sobre Origens de comemorações você pode ver nos links abaixo:

Seja VIP, receba as novidades no seu email, clique no ícone...
Início

0 comentários:

Postar um comentário

Agora você é VIP. A palavra está com você agora. Aproveite e faça seu comentário!
PS.: Se for xingar, ofender ou usar palavras de baixo calão, não perca o seu tempo pois CERTAMENTE excluiremos seu comentário!
Sinta-se a vontade.

Related Posts with Thumbnails