27 de junho de 2010

5

Origens das expressões no Futebol – a linguagem futebolística.

Com a realização do mais importante evento futebolístico do mundo, a saber a Copa do Mundo, decidimos colocá-los a par das origens das expressões no futebol. E elas são inúmeras. Não iremos falar sobre cada uma, mas mostramos aqui algumas delas. Sem delongas, vamos as expressõess do futebol e suas origens:

Gol Olímpico

No início, o gol marcado direto do escanteio não era considerado válido no futebol.

Antes de 1924 gols que eram originados em cobranças direto de escanteio (conhecidos atualmente como ‘Olímpicos’), não eram aceitos. Somente depois desta data a FIFA alterou as regras, para validar o gol feito pelo cobrador do escanteio. Em outubro de 1924, a Argentina marcou o primeiro gol olímpico da história, ao vencer o Uruguai por 2 x 1. O referido gol foi marcado pelo argentino Cesáreo Onzari. A expressão ‘Gol Olímpico’ passou a ser usada pelos argentinos para ironizar os uruguaios, que eram os então campeões olímpicos! É a velha ironia argentina criando expressões.

Gol de Onzari

Gol de Placa

Segundo consta, a expressão ‘gol de placa’ originou-se após uma partida disputada entre Santos e Fluminense, no Maracanã, em 5 de março de 1961, vencida pelos santitas por 3 x 1. No jogo, Pelé marcou um gol tão fantástico que Joelmir Betting, então jornalista esportivo, solicitou ao jornal “O Esporte” que encomendasse uma placa para ser fixada no saguão do estádio, em homenagem ao feito. E o jornalista foi atendido. A partir de então, a expressão entrou para o vocabulário futibolístico como sinônimo de gol bonito.

Gol placa

Seja VIP, receba as novidades no seu email, clique no ícone...
Início

5 comentários:

Anderson | Magazine disse...

Gol de Placa é meu preferido!
Parabéns pelo artigo!

SOSVIP disse...

Obrigado Anderson! Sou fã dessas curiosidades...

Anônimo disse...

Será que tem confirmação disso aí? Porque a zebra, por exemplo, é uma expressão encontrada pelo menos em umas 5 línguas diferentes. Duvido muito que tenha sido originada disso aí.

Anônimo disse...

Adorei o artigo, me ajudou muito em um trabalho escolar. Continuem assim.
PS.: gostei do plano de fundo.

SOSVIP disse...

Anônimo: Que bom que ajudou. E obrigado pelo elogio ao plano de fundo. :)

Postar um comentário

Agora você é VIP. A palavra está com você agora. Aproveite e faça seu comentário!
PS.: Se for xingar, ofender ou usar palavras de baixo calão, não perca o seu tempo pois CERTAMENTE excluiremos seu comentário!
Sinta-se a vontade.

Related Posts with Thumbnails