4. Alexander Fleming
Sir Alexander Fleming é o nome que as pessoas pensam quando se fala em penicilina. Há até uma história encantadora em torno do descobrimento. Segundo a lenda, o pai de Fleming salvou um menino de se afogar na Escócia, e o pai deste garoto jurou que iria financiar a educação do jovem Fleming para retribuir a gentileza. Eventualmente, Fleming se graduou numa escola de medicina e descobriu a penicilina que, eventualmente, salva a vida de Winston Churchill quando ele está doente com pneumonia. E quem era o menino que o pai de Fleming salvou em primeiro lugar? Winston Churchill.
Essa história seria comovente, se não fosse pelo fato de que é uma besteira por dois aspectos. Por um lado, Churchill não foi tratado com penicilina e, por outro, Fleming não era o cara que descobriu isso.
Quem realmente descobriu?
Difícil dizer. as tribos do Norte Africano tem usado uma forma de penicilina durante milhares de anos. Além disso, em 1897, Ernest Duchesne usou o molde glaucoma penicilo para curar a febre tifóide em cobaias.
Outros cientistas, não levavam-no a sério, devido a sua idade e preocupação estranha com cobaias. Estes também foram os motivos pelos quais ele nunca recebeu uma patente para seu trabalho. Ele morreu cerca de 10 anos depois de uma doença que teria sido completamente tratável com penicilina.
Mesmo quando Fleming acidentalmente “descobre” a penicilina anos depois, ele não pensou que poderia realmente ser usada para ajudar alguém, então ele parou de trabalhar nela e seguiu em frente. Enquanto isso outros cientistas, Howard Florey, Norman Heatley, Andrew Moyer e Ernst Chain, começaram um trabalho sobre a penicilina e, eventualmente, dominaram a penicilina, assim como descobriram uma maneira de produzi-la em massa. Ainda assim a descoberta foi atribuída a Fleming.
3. Alexander Graham Bell
Alexander Graham Bell passou um monte de tempo trabalhando com pessoas surdas. Sua esposa e sua mãe eram surdas. Com tanto interesse nos surdos é de admirar que Graham Bell tenha sido o inventor do telefone. Mas foi ele mesmo o inventor?
Quem inventou o telefone?
Em 1860, um italiano chamado Antônio Meucci demonstrou pela primeira vez o seu telefone. Onze anos mais tarde, (ainda cinco anos antes da divulgação do telefone de Bell), ele registrou uma patente provisória de sua invenção. Em 1874, Meucci não conseguiu enviar os 10 dólares necessários para renovar sua patente, porque ele estava doente e pobre. Era uma oportunidade perfeita pra Graham Bell.
Dois anos depois, Bell registrou sua patente telefônica. Meucci tentou processar, é claro, recuperando os esboços originais e os planos que ele enviou para um laboratório na Western Union, mas esses registros, muito surpreendentemente, desapareceram. Onde estava Bell trabalhando neste momento? Ora, no mesmo laboratório pra onde Meucci jurou que ele enviou seus esboços originais. Eventualmente, Meucci morreu pobre e desapareceu na obscuridade.
2. Albert Einstein
De acordo com todos os livros de ciência, Albert Einstein, o homem do século da revista “Time”, inventou a teoria da relatividade. Certamente, quando você ouve o nome de Einstein, você com certeza vai pensar "Ele descobriu a relatividade" ou "Ele veio com a E = mc2". Porém nada disso é de fato uma verdade absoluta.
Quem foi o inventor?
Henri Poincaré foi o primeiro especialista em relatividade no final do século 19 e foi provavelmente a primeira pessoa a apresentar formalmente a teoria da relatividade.
Einstein teve um encontro com Poincaré, e teve acesso às suas publicações (mais de 30 livros e mais de 500 documentos). Pouco tempo depois Einstein publicou similar teoria, porém sem fazer qualquer referência à Poincaré. Mera coincidência? Sim, para aqueles que crêem em Papai Noel, Coelhinho da Páscoa, etc; para todos os outros isto chama-se plágio.
1. Thomas Edison
Thomas Edison. Descrito como um dos "inventores mais prolíficos do mundo" com um recorde de 1.093 patentes em seu nome. Seria ele um exímio e criativo inventor?
Vamos focar uma de suas atribuídas invenções, a lâmpada.
Como há, literalmente, não há espaço suficiente na internet para cobrir todas as invenções que Edison não inventar, vamos apenas focar a lâmpada hoje.
Quem a inventou?
Todos os demais. Todos nós sabemos como Edison explorado e se aproveitou dos pobres, mas brilhante Nikola Tesla, mas quem mais fez na etapa Edison? Sente-se.
Muita gente brinquei com a idéia da lâmpada, (Jean Foucault, Humphrey Davy, JW Starr, alguns outros caras que você nunca vai ler em um livro-texto de história), mas Heinrich Goebel foi provavelmente a primeira pessoa que realmente a inventou, por volta em 1854. Ele tentou vendê-la a Edison, que não viu nenhuma utilidade prática na invenção de Goebel e recusou. Pouco tempo depois, Goebel morreu e, logo em seguida , Edison comprou a patente de Goebel a um custo muito inferior ao que foi oferecido.
Agora é hora de rever as suas crenças nos livros didáticos, não acha?
1 comentários:
olha man, creio que achi interessante sim essas "curiosidades", mas lemento em informar-lhe que ha um erro grave a respeito de einstein, porque ele sim descobriu que "e=mc²", a diferença entre a equação do einstein e a do outro cara é obvia, as letras podem ser as mesmas (coincidencia), mas o significado delas e completamente diferente, na outra euqação, a velocidade da luz nem cogitada é. ;)
Postar um comentário
Agora você é VIP. A palavra está com você agora. Aproveite e faça seu comentário!
PS.: Se for xingar, ofender ou usar palavras de baixo calão, não perca o seu tempo pois CERTAMENTE excluiremos seu comentário!
Sinta-se a vontade.